quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Review: Metal Gear Solid

Metal Gear Solid foi um game criado pela produtora "KONAMI" em 1998 que fez muito sucesso, e ainda faz.
O criador da série, Hideo Kojima, resolveu inovar, criando um jogo totalmente em 3D (o que foi o contrário dos antigos games da série).
Metal Gear Solid esbanja um clima de suspense e tensão no ar, o que é muito importante para a diversão do jogo.
Seu papel no jogo é controlar Solid Snake, um espião muito bom no que trabalha (Alguns jogadores mais experientes chegam a dizer que ele é o Exército de um homen só). Seu objetivo é não ser avistado por nenhum guarda, pois se isso acontecer ele irá gritar por reforço (o que não é muito bom para você XD).
Esse jogo não tem quase nenhuma novidade nos gráficos(Pelo menos não agora) e são raras as vezes que aparecem "in-game". Porém a história e a jogabilidade é exelente, e por isso consagrou esse jogo como o melhor jogo do mundo em 1998.

Vamos para os "TEMÍVEIS" Spoilers:

História

Você é Solid Snake, um soldado ex-aposentado que se infiltra numa instalação de disposição de armas nucleares para neutralizar a ameaça terrorista da FOXHOUND uma renegada unidade de forças especiais. Snake deve resgatar dois reféns: o chefe Darpa e o presidente de uma fabricante de armas, enfrentar os terroristas e impedí-los de lançar um ataque nuclear.
Uma unidade de forças especiais da próxima geração geneticamente modificada comandada pela FOXHOUND lidera uma revolução nuclear em uma ilha remota do Alaska chamada Ilhas Fox. Esta ilha, de codinome "Shadow Moses", é o local de uma instalação de disposição de armas nucleares. As forças que apreenderam a ilha tomaram posse do Mecha (Robô) nuclear Metal Gear REX, e estão ameaçando o governo dos Estados Unidos da América com um ataque nuclear se eles não receberem os restos mortais do "mercenário lendário" Big Boss em menos de 24 horas.

Personagens

Solid Snake

Solid Snake, o exército de um homem só (Pois ele normalmente está sosinho), é a combinação de um espião e um agente de operações especias. Ele nunca carrega armas ou equipamentos consigo (Você só tem um binoculos, um CODEC e um maço de cigarros no começo do jogo), pois ele se garante sosinho(a não ser depois quando você pegar elas no meio do jogo).
Solid Snake é caracterizado por sua bandanna azul marinho e seu "sneaking suit"(traje de infiltração).

Gráficos

Os personagens do jogo estão muito bem feitos, cada qual com suas características únicas. Os personagens executam movimentos bem realísticos, mostrando toda a competência do time liderado por Kojima.
Ao contrário do que diria o começo do review, este jogo não será apenas de neve (por se passar no alasca). Durante o jogo, você passará por diversas salas, locais e passagens diferente, nunca repetitivos. Os cenários são bem explorados e cheios de objetos, mostrando a competência de Hideo Kijima e sua equipe (30 pessoas).

Som

By Wikipédia:
A trilha sonora de Metal Gear Solid foi composta por músicos da Konami, incluindo Kazuki Muraoka, que também trabalhou em Metal Gear. A compositora e lírica Rika Muranaka criou uma música chamada "The Best is Yet To Come" para a seqüência do final do jogo e os créditos. A música é cantada em escocês por Aoife Ní Fhearraigh. A música-tema principal foi composta por TAPPY e também foi usada em Ape Escape 3.
A música tocada em jogo possui um sentimento sintético com ritmo elevado e introdução de instrumentos musicais de corda durante momentos tensos, com um estilo de loop endêmico a jogos eletrônicos. Música notoriamente cinemática, com elementos mais fortes de coro e orquestra, é tocada em cenas do jogo. A trilha sonora foi lançada em 23 de setembro de 1998, sob a gravadora King Recors.

By Wikipédia Off.

Jogabilidade

Nesse jogo o jogador deve controlar o protagonista, Solid Snake, pelas áreas do jogo sem ser detectado pelos inimigos. Ser notado pelos inimigos depende de o jogador mover-se dentro do campo de visão de um deles, o que dispara um alarme e faz com que vários inimigos armados vão ao local. Isto também dispara o "alert mode" ("modo de alerta"), onde o jogador deve então esconder-se e permanecer assim, até que o "evasion mode" ("modo de evasão") comece. Assim que o contador chega a zero, o jogo retorna ao "infiltration mode" ("modo de infiltração"), onde os jogadores não suspeitam da presença de Snake. O radar não pode ser usado em ambos os modos de alerta e evasão.
Para permanecer indetectado, o jogador deve executar técnicas que usam das habilidades de Solid Snake e o ambiente, como arrastar-se sob objetos, usar caixas para se esconder, abaixar-se ou esconder-se atrás de paredes e fazer barulho para distrair inimigos. Tudo isto são feitos com uma visão em terceira pessoa, que geralmente muda seu ângulo para dar ao jogador a melhor visão possível da área; e com um radar que mostra os inimigos e seus respectivos campos de visão.
Intermixado com o progresso do jogador estão vídeos e conversas pelo Codec (rádio), como também batalhas contra chefes do jogo. Para progredir, o jogador devem descobrir as fraquezas de cada um dos chefes para derrotá-los. Os controles e estratégias do jogo também podem ser acessados via Codec, onde conselhos e táticas são entregues pelo time de suporte de Snake; por exemplo, o time de suporte pode brigar com Snake por não salvar seu progresso com freqüência o suficiente, ou explicam os seus movimentos de combates em termo de quais botões apertar no gamepad. O Codec também é usado para expor a história do jogo. O completamento do jogo dá ao jogador um resumo estatístico de sua performance, junto com um codinome baseado nele, tipicamente o nome de um animal comum.

E em algumas partes do jogo, dá para ver Snake Gripado (por causa do frio).
Mostrando a competencia desse grupo.

Hora de nota:

Avaliação individual:
História: 10
Gráficos: 10
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,5 (O controle trava em alguns momentos do jogo)
Nota final: 9,0
Comentário final: Este jogo é EXELENTE para todos os gostos, principalmente para aqueles que gostam de suspense, espionagem, tensão... Em algumas partes do jogo você chega a levar vários sustos só pelo clima.
Quer jogar algo que teste seu poder de jogo?
Jogue METAL GEAR SOLID!
Eu duvido que você irá se arrepender

sábado, 13 de dezembro de 2008

Review: Final Fantasy IX

É mais um jogo da série Final Fantasy (FF), cuja produtora era Square (atual Square-Enix) produzido em 2000.
Este foi o ultimo Game da saga "FF" lançado para PSX, mas também não passou despercebido. Este game trouxe de volta a série o estilo Medieval que não era mostrado desde FFIV, e também os "Black Mages" (Magos Negros).
Como já é de costume, Hironobu Sakaguchi (criador da série) caprichou muito nesse Game, abusando das CGs (Cenas Computadorizadas em alta resolução) e dos Sumons (invocações) mas descuidando um pouco dos gráficos nos mapas.
As CGs são o ponto forte do jogo (quase se comparando com outros jogos de PS2), e fazem parte chave na história, que também é muito bem bolada, diga-se de passagem.

Vamos à pequenos Spoilers (sim, os Spoilers poderão estragar seu jogo):

História

Final Fantasy IX começa quando Zidane e seu grupo de bandidos "Tantalus", seqüestro a princesa Garnet durante a celebração de seu décimo sexto aniversário. Esta, deseja falar com o regente Cid em Lindblum sobre o comportamento estranho da rainha Brahne nos últimos tempos. A rainha tenta trazer a princesa de volta a força usando black mages em vão. Dagger (nome adotado pela princesa após ver uma das espadas de Zidane) precisa utilizar sua capacidade de invocar eidolons (ou Sumons) para interceptar a guerra imposta pela rainha que deseja dominar os outros reinos utilizando o poder dos eidolons extraído de Dagger.
Mas acaba havendo uma reviravolta no meio da história, mas se eu contar, aí sim, seria um baita de um Spoiler.

Personagens

Zidane


  • Nome: Zidane Tribal
  • Classe: Ladrão (Thief)
  • Idade: 16 anos
  • Habilidades especiais: Steal & Skill
O herói de 16 anos de idade de Final Fantasy IX é um experiente ladrão. Ao lado de roubar dos ricos, ele gosta de roubar os corações das donzelas com seu senso de carisma e seu bom jeito de moleque tem feito dele muito popular entre elas.

Garnet, logo após Dagger

  • Nome: Garnet Til Alexandros XVII
  • Classe: Mago Branco (White Mage)
  • Idade: 16 anos
  • Habilidades especiais: Summon & White magic
Uma jovem princesa, e herdeira do trono de Alexandria, Garnet é inexperiente sobre o mundo devido a sua super-proteção. Ela sai em uma aventura a qual está mal preparada. Idealista e ingênua no início, seu encontro com um certo jovem ladrão irá mudar sua percepção do mundo ao seu redor.

Vivi

  • Nome: Vivi Orunitia
  • Classe: Mago Negro (Black Mage)
  • Idade: 9 anos
  • Habilidades especiais: Black magic & Focus
Sentindo-se como um estranho que não pertence a este mundo, este tímido mago negro de 9 anos de idade está indo para a maior crise de identidade e é deixado sentimentalmente deprimido. Ele está constantemente sendo capturado pelas coisas, das quais ele não pode ajudar ou controlar. Através de seus amigos ele vence seus desafios e finalmente desenvolve um olhar mais positivo sobre a vida.

Steiner

  • Nome: Adelbert Steiner
  • Classe: Cavaleiro (Knight)
  • Idade: 33 anos
  • Habilidades especiais: Sword Art & Sword Magic
Um cavaleiro de 33 anos de idade a serviço da família real do Reino de Alexandria. Adelbert Steiner é o guardião da vida da princesa Garnet Til Alexandros 17, e é um dever que ele leva na maior seriedade. Ele é um poderoso espadachim, sempre procurando ser um ótimo cavaleiro.

Freya

  • Nome: Freya Crescent
  • Classe: Cavaleiro-Dragão (Dragoon)
  • Idade: 21 anos
  • Habilidades especiais: Jump & Dragon
Um membro do clã dos ratos que foi criada por um Cavaleiro de Dragão, Freya é uma corajosa amazona que não está disposta a comprometer suas crenças. Banida de Burmecia, seu lar, ela tem vagado e visto muito do mundo. Orgulhosa e sábia através de sua idade, ela tenta ajudar Burmecia quando esta é atacada por Brahne apesar de ter sido exilada.

Quina

  • Nome: Quina Quen
  • Classe: Mago Azul (Blue Mage)
  • Idade: Desconhecido...
  • Habilidades especiais: Eat & Blue Magic
Membro do clã Qu, Quina é um ser andrógeno (que reune caracteristicas do masculino e feminino em um único ser), e seus únicos interesses são comer e deixar descendentes pelo mundo. A comida favorita de Quina é sapo, especialmente quando comido cru. O que deixa sua marca registrada é o fato de a toda hora estar com fome, o que acabar sendo engraçado de vez em quando.

Amarant

  • Nome: Amarant Coral
  • Classe: Ninja (Ninja)
  • Idade: 26 anos
  • Habilidades especiais: Flair & Throw
Um solitário andarilho que trabalha como assassino de aluguel. Grande por natureza, Amarant passa boa parte de seu tempo treinando seu corpo para que seja uma arma no combate. Solitário por natureza, Amarant possui auto-confiança e sempre focaliza somente seu objetivo, ou seja, ele não confia em outras pessoas e não deixa que eventos exteriores interfiram em seus objetivos.

Eiko

  • Nome: Eiko Carol
  • Classe: Invocador (Summonner)
  • Idade: 6 anos
  • Habilidades especiais: White magic & Summon
Após a morte dos seus pais, Eiko foi criada pelos invocadores, mágicos com a habilidade de invocar ídolos para fazerem suas oferendas. Sobre seus cuidados, Eiko aprendeu Magia branca e desenvolveu uma amizade especial com os Moogles. Embora ter apenas 6 anos de idade, Eiko é uma precoce garotinha com a habilidade de ler os pensamentos dos ídolos e dos animais.

Gráficos

Como já comentado no começo do Post, este jogo tem selo de qualidade nas CGs, mas não para os gráficos nos mapas. Cenários 2D com personagens em 3D. Porém nas vilas, castelos, cavernas e etc por dentro é outra coisa. Cenários primorosos que acompanham Chrono Cross.
Os cenários de batalha também estão excelentes com vários detalhes e cores, assim como os personagens e inimigos que possuem um grande numero de polígonos e quadros de animações.
Outro ponto forte são as CGs que rolam ao longo da historia em alta resolução e qualidade,somando muito para o jogo que leva ao limite de hardware o console da sony

Som

Como todo jogo bom, produzido pela Square, deve ter pelo menos as faixas sonoras de Nobuo Uematsu. As músicas possuem melodias clássicas para se adaptar ao ambiente do jogo. As melodias não são inteiramente medievais, utilizam vários instrumentos para dar balanço a trilha, e composições arranjadas dos episódios anteriores. Uematsu estima ter criado 160 peças para o jogo das quais 140 foram utilizadas, formando a excelente trilha sonora do jogo.

Jogabilidade

No mapa você tem liberdade para conversar e explorar as casas e cidades a procura dos itens escondidos, quando são encontrados aparece um icone (!). Há também minigames como o jogo de cartas, caça sapos(Quina), pulo de corda(Vivi) e o chocobo quest. No mapa do mundo e possivel utilizar naves e montar em chocobos para locomoção.
Os encontros são aleatórios e as batalhas são no tradicional sistema de turnos. É possível controlar quatro personagens no campo de batalha. O jogo possui o Trance que similar aos Limit Break de final fantasy 7. Há também uma grande quantidade de equipamentos e acessórios conforme se evolui na historia.
Resumindo, jogabilidade muito boa e cheia de pontos altos.

Avaliação individual:
História: 9
Gráficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 10
Nota final: 9,5
Comentário final: Este jogo é muito bom para aqueles que não conhecem a Saga FF e querem entrar para o grupo, e também para os jogadores mais experientes para completar a série.

Bem, até a minha próxima postagem.
Fiquem com uma demonstração do jogo: