É mais um jogo da série Final Fantasy (FF), cuja produtora era Square (atual Square-Enix) produzido em 2000.
Este foi o ultimo Game da saga "FF" lançado para PSX, mas também não passou despercebido. Este game trouxe de volta a série o estilo Medieval que não era mostrado desde FFIV, e também os "Black Mages" (Magos Negros).
Como já é de costume, Hironobu Sakaguchi (criador da série) caprichou muito nesse Game, abusando das CGs (Cenas Computadorizadas em alta resolução) e dos Sumons (invocações) mas descuidando um pouco dos gráficos nos mapas.
As CGs são o ponto forte do jogo (quase se comparando com outros jogos de PS2), e fazem parte chave na história, que também é muito bem bolada, diga-se de passagem.
Este foi o ultimo Game da saga "FF" lançado para PSX, mas também não passou despercebido. Este game trouxe de volta a série o estilo Medieval que não era mostrado desde FFIV, e também os "Black Mages" (Magos Negros).
Como já é de costume, Hironobu Sakaguchi (criador da série) caprichou muito nesse Game, abusando das CGs (Cenas Computadorizadas em alta resolução) e dos Sumons (invocações) mas descuidando um pouco dos gráficos nos mapas.
As CGs são o ponto forte do jogo (quase se comparando com outros jogos de PS2), e fazem parte chave na história, que também é muito bem bolada, diga-se de passagem.
Vamos à pequenos Spoilers (sim, os Spoilers poderão estragar seu jogo):
História
Final Fantasy IX começa quando Zidane e seu grupo de bandidos "Tantalus", seqüestro a princesa Garnet durante a celebração de seu décimo sexto aniversário. Esta, deseja falar com o regente Cid em Lindblum sobre o comportamento estranho da rainha Brahne nos últimos tempos. A rainha tenta trazer a princesa de volta a força usando black mages em vão. Dagger (nome adotado pela princesa após ver uma das espadas de Zidane) precisa utilizar sua capacidade de invocar eidolons (ou Sumons) para interceptar a guerra imposta pela rainha que deseja dominar os outros reinos utilizando o poder dos eidolons extraído de Dagger.
Mas acaba havendo uma reviravolta no meio da história, mas se eu contar, aí sim, seria um baita de um Spoiler.
Personagens
Zidane
- Nome: Zidane Tribal
- Classe: Ladrão (Thief)
- Idade: 16 anos
- Habilidades especiais: Steal & Skill
Garnet, logo após Dagger
- Nome: Garnet Til Alexandros XVII
- Classe: Mago Branco (White Mage)
- Idade: 16 anos
- Habilidades especiais: Summon & White magic
Vivi
- Nome: Vivi Orunitia
- Classe: Mago Negro (Black Mage)
- Idade: 9 anos
- Habilidades especiais: Black magic & Focus
Steiner
- Nome: Adelbert Steiner
- Classe: Cavaleiro (Knight)
- Idade: 33 anos
- Habilidades especiais: Sword Art & Sword Magic
Freya
- Nome: Freya Crescent
- Classe: Cavaleiro-Dragão (Dragoon)
- Idade: 21 anos
- Habilidades especiais: Jump & Dragon
Quina
- Nome: Quina Quen
- Classe: Mago Azul (Blue Mage)
- Idade: Desconhecido...
- Habilidades especiais: Eat & Blue Magic
Amarant
- Nome: Amarant Coral
- Classe: Ninja (Ninja)
- Idade: 26 anos
- Habilidades especiais: Flair & Throw
Eiko
- Nome: Eiko Carol
- Classe: Invocador (Summonner)
- Idade: 6 anos
- Habilidades especiais: White magic & Summon
Gráficos
Como já comentado no começo do Post, este jogo tem selo de qualidade nas CGs, mas não para os gráficos nos mapas. Cenários 2D com personagens em 3D. Porém nas vilas, castelos, cavernas e etc por dentro é outra coisa. Cenários primorosos que acompanham Chrono Cross.Os cenários de batalha também estão excelentes com vários detalhes e cores, assim como os personagens e inimigos que possuem um grande numero de polígonos e quadros de animações.
Outro ponto forte são as CGs que rolam ao longo da historia em alta resolução e qualidade,somando muito para o jogo que leva ao limite de hardware o console da sony
Som
Como todo jogo bom, produzido pela Square, deve ter pelo menos as faixas sonoras de Nobuo Uematsu. As músicas possuem melodias clássicas para se adaptar ao ambiente do jogo. As melodias não são inteiramente medievais, utilizam vários instrumentos para dar balanço a trilha, e composições arranjadas dos episódios anteriores. Uematsu estima ter criado 160 peças para o jogo das quais 140 foram utilizadas, formando a excelente trilha sonora do jogo.Jogabilidade
No mapa você tem liberdade para conversar e explorar as casas e cidades a procura dos itens escondidos, quando são encontrados aparece um icone (!). Há também minigames como o jogo de cartas, caça sapos(Quina), pulo de corda(Vivi) e o chocobo quest. No mapa do mundo e possivel utilizar naves e montar em chocobos para locomoção.Os encontros são aleatórios e as batalhas são no tradicional sistema de turnos. É possível controlar quatro personagens no campo de batalha. O jogo possui o Trance que similar aos Limit Break de final fantasy 7. Há também uma grande quantidade de equipamentos e acessórios conforme se evolui na historia.
Resumindo, jogabilidade muito boa e cheia de pontos altos.
Avaliação individual:
História: 9
Gráficos: 9
Som: 10
Jogabilidade: 10
Nota final: 9,5
Comentário final: Este jogo é muito bom para aqueles que não conhecem a Saga FF e querem entrar para o grupo, e também para os jogadores mais experientes para completar a série.Bem, até a minha próxima postagem.
Fiquem com uma demonstração do jogo:
Muito bom o Review, acho que faltou a presença de alguns personagens, como Flaming Amarant, Eiko Carol, que é bem mais importante na história do que a Quina, mais está muito boa, resumindo bastante o que é a história do jogo e sua jogabilidade, muito bom mesmo!
ResponderExcluirSim, eu acabei esquecendo...
ResponderExcluirMelhor eu editar rápidamente.
Valeu
Opa, quando se fala em FF IX, é comigo mesmo!
ResponderExcluirNota: eu so O Sasuke003 do Forum
É que eu até tinha esquecido de mudar as configurações do blog xD
Mtu bom review
ResponderExcluirsó faltou eu ler =D