terça-feira, 11 de março de 2014

La-Mulana - Dark Souls do Indiana Jones

Bom, talvez este seja um dos maiores desafios de minha vida. 
Posso dizer, com toda a certeza do mundo que nunca fui tão desafiado como estou sendo ao jogar La-Mulana Remake. Parece exagero? Parece que estou engradecendo o jogo? Mas não, é tudo verdade, vai por mim.

O que é La-Mulana Remake?


É um jogo Ação/Aventura de Plataforma 2D Side Scrolling de exploração com temática Arqueológica. 


Ok, que diabos eu falei ali em cima? Vou resumir. 


La-Mulana é um jogo graficamente simples mas com um sistema de gameplay complexo. Ele é rico em funções, lugares pra explorar, um sistema de puzzle melhor que o outro, dicas sub-entendidas e centenas de inimigos característicos dos cenários.

O objetivo do game é botar o player em um universo arqueológico e deixa-lo explorar todo o game sem muitas informações. De início, tudo o que você sabe é que La-Mulana é um segredo escondido de geração pra geração entre um povo que vive perto das grandes Catacumbas de La-Mulana e nada mais!
Você passa o jogo inteiro com meias informações, alguns enigmas e trocadilhos contando como resolver determinadas quests. 
Ps.: Se você não entende inglês, melhor passar longe desse jogo. 90% das quests do jogo são apenas resolvidas se você ler absolutamente TUDO o que o jogo lhe mostra.
Literalmente, é um trabalho de um arqueólogo. Através de meias verdades você precisa descobrir a verdade por trás de cada situação. É emocionante chegar ao fim de um puzzle depois de horas batendo a cabeça e ir e voltar para ver se algo mudou no outro cenário.

Porque La-Mulana Remake? Tem outro?

Sim. La-Mulana, o "Original",  era um jogo feito para PC que teve como base os estilos de jogos do MSX (um videogame velho pra caraca, aliás, isso explica porque La-Mulana Remake tem os controles tão travados em comparação com outros jogos de mesmo estilo).


No Remake foram adicionados alguns detalhes a mais que no original não tinha, como um modo Survival onde você enfrenta apenas chefes, e itens e lugares no mapa que foram alterados para dificultar para aqueles que zeraram e decoraram os mapas do primeiro La-Mulana.

Abaixo podemos ver alguns prints comparando os mesmos lugares, em versões diferentes dos jogos:

Versão Original
Remake

Trilha Sonora

A trilha sonora... pera, eu já não ouvi algo parecido com isso?
Se você jogou algum Castlevania, suponho que sim. Há uma grande semelhança tanto na jogabilidade como na própria trilha sonora com os jogos mais antigos da série Castlevania. 
Composta por Takumi Naramura e Houryu Samejima, a trilha sonora de La-Mulana merece a sua atenção:

   
    

Gameplay


Vamos falar do que interessa, finalmente.
Na imagem no início do post eu botei "La-Mulana de 10", correto? O que eu quis dizer com isso foi que La-Mulana extrapola o limite de dificuldade, não sendo mais medido com números.
A dificuldade de La-Mulana é algo surreal! Foi criada com toda a certeza por alguém que fez um pacto com um demônio onde quem conseguisse zerar o jogo sem tacar o PC na parede iria pro céu.

Para você ter uma ideia, um dos últimos enigmas que eu precisei resolver era preciso escanear 4 gravuras na parede do Templo da Lua. Acontece que, UMA DESSA FIGURAS ERA O MICHAEL JACKSON. NUNCA que eu iria imaginar e entender aqueles malditos textos e escanear o "Michael" sem ajuda xD

Outro puzzle que quebrou minha cabeça é o de teletransporte no Templo da Ilusão. É preciso fazer alguns movimentos para se teleportar para outras sala... mas tem um que... você precisa descer EM UMA ESCADA QUE NÃO EXISTE ASHDKASHKDJAS

Eu estou socando uma parede só de lembrar como eu sofri pra resolver esse enigma SEM QUERER.

Acredite em mim, se você está sofrendo no começo do jogo não vai conseguir avançar muito depois do segundo templo.

Atualmente, matei 5 chefes: Sakit (Estátua gigante), Bahamut (Dragão da Água), Viyu (El ~olho~ gigante), Ellmac (Dinossauro das Minas) e Amphisbaena (Cobra gigante com cabeças nas duas pontas) e já estou com uma boa porcentagem de avanço no jogo. Posso me dizer um vitorioso na vida.

Considerações finais


Se você é louco por jogos que desafiem seu raciocínio, que testem seu intelecto e força de vontade, jogos que te façam cada vez mais dar um "Rage Quit", La-Mulana Remake é uma boa pedida para você.

Ele ganhou nota 8,5 pelos seguintes motivos:

Gameplay: Extraordináriamente difícil de acostumar, mas depois que você domina o controle, fica fera.
O ponto negativo é que se você não tiver um Controle para jogar terá que se acostumar com o teclado que é "HARDCORE". 8.0
Trilha Sonora: Impecável. Dos sons do jogo, inimigos e músicas! 10.0
História: Não é difícil de entender a história, porém o jeito como ela foi construída e como você é forçado a procurar por maiores detalhes e lembrar de diálogos antigos para juntar os cacos da história, é original. Difícil, mas original. 9.0
Dificuldade: Taquei meu controle longe. Isso que ainda nem zerei o jogo e.e 7.0

La-Mulana pode ser comprado na Steam por 24,99 (neste momento, está em promoção de 50% por 12,49) através deste link http://store.steampowered.com/app/230700/

Fontes:

Site Oficial do La-Mulana: http://la-mulana.com/en/
Wiki do La-Mulana: http://lamulana.wikia.com/wiki/Sub-Weapons
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/La-Mulana

2 comentários:

  1. E gameplay vendo vc sofrer, que é bom, nada! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Kelvin, me interessei muito pelo jogo, mas com meu inglês fraco tornou as coisas muito complicadas, mas tentarei encarar novamente esse desafio. Ótima analise, faça em vídeo que ficará ótima.

    ResponderExcluir

Digite aqui seus mais profundos pensamentos sobre a vida, o universo e tudo o mais...