sábado, 31 de março de 2012

Shin Megami Tensei: Persona 4 - Review

SIIIIIIIIM! Os posts sobre games voltaram!
Tecnicamente eram pra ter voltado na sexta, mas vamos dar um desconto para o velho desregulado aqui, né? =B

A matéria de hoje é sobre Shin Megami Tensei: Persona 4, mais conhecido como Persona 4, apenas. É um RPG, então, se você ama RPG's de Playstation 2, está no lugar certo.

Let's begin the game:


Shin Megami Tensei: Persona 4

Persona 4 é o quarto jogo da série da franquia Shin Megami Tensei, produzida pela Atlus, uma super produtora de games. O primeiro Persona teve início em 1996 mas só se tornou parecido com o que é hoje em 2006 no nascimento de Persona 3.

Persona 4 é um RPG de 2008 para maiores de 17 com a temática Sobrenatural, Psicológico, Mistério, Sim Date (explico depois), Adulto.


Enredo

Clique para Ampliar
A história se passa no ponto de vista de um personagem que você irá nomear (no mangá ele tem o nome de Souji Seta e no anime é Narukami Yu, e eu coloquei como Yagami Light HASDJKHAKSJDhas). Ele está de mudança indo morar com o seu tio e sua prima em Inaba por um ano por motivos familiares.

Nesse mundo ou cidade, chame como preferir, existe uma espécie de acontecimento sobrenatural que ocorre todos as noites chuvosas a meia noite. Nesse evento é possível ver um "Canal da Meia Noite" em qualquer aparelho de TV desde que a mesma se encontre ligada apenas pela tomada.
Clique para Ampliar
Alguma pessoas, como o personagem principal, que tem o poder de invocar Personas, podem entrar dentro de qualquer tv, desde ela tenha o tamanho para uma pessoa entrar. Mas cada aparelho de TV leva a algum lugar diferente desse "Canal da Meia Noite.
Enfim, dentro do "Canal da Meia Noite"existe um mundo totalmente diferente e com as condições climáticas totalmente diferentes da de Inaba e dentro desse mundo existe "Sombras" que serão seus inimigos durante o jogo.

Pra resumir, com o passar do jogo você descobre que é possível entrar na TV e que existe um assassino que joga as pessoas dentro da TV e pouco tempo depois elas aparecem mortas no mundo real.
Sua missão durante o jogo é: Salvar as pessoas que são jogadas dentro da TV, vencer os "Personas maus" delas antes da Neblina chegar em Inaba, que é o tempo limite para as pessoas morrerem e descobrir quem é o assassino.

Bom, a história é essa, bora falar da Gameplay:


Jogabilidade

Clique para Ampliar
A Jogabilidade é realmente incrível e diferente de qualquer RPG que você já tenha jogado. Realmente deixa curioso a primeira vista, e empolgado conforme o desenvolver do jogo.
Todos os sistemas foram muito bem construidos, mas existem coisas interessantes que gostaria de ressaltar em tópicos, então, se não se incomodam...



Clique para Ampliar
Sistema de dias e meses: Durante todo o jogo você tem suas missões diárias como estudante e a tarde o tempo livre para fazer o que quiser. A noite você faz algo, estuda ou dorme e depois um novo dia aparece na tela. É interessante, faz o jogo ter aquela impressão de tempo real interessante que raramente se vê em jogo.

Clique para Ampliar
Sistema Sim Date: Aquilo que eu disse antes. Sim Date é um estilo de jogo bem popular no Oriente onde o seu objetivo é se relacionar com as pessoas e conforme o tempo passa você pode ter namorada e amigos. O jeito como a Atlus conseguiu incorporar esse sistema em Persona 4 e fazer dele super importante (afinal, quanto mais intimidade com as pessoas, mais fortes serão seus personas) foi realmente genial.

 
Clique para Ampliar
Sistema de Personalidade: Também se vê bastante em  Sim Dates, na realidade, é quase especificamente para isso. Cada escolha que você toma no jogo altera algo em sua personalidade aumentando os pontos de personalidade (Coragem, Empenho, Compreensão, Conhecimento e Expressão) e lhe permite fazer sempre um jogo diferente do anterior, fazendo dele não tão cansativo.

Clique para Ampliar
Sistema de Batalhas: Como já foi dito, o sistema Sim Date também ajuda nas batalhas. Você pode upar, fundir novos personas e fazer personas mais fortes, mas nada te deixa com uma equipe mais forte do que se relacionar bem com os amigos. Quanto mais forte for o relacionamento, mais eles ajudarão durante as batalhas. Isso mostra meio que um senso de amizade que vemos bastante na cultura Japonesa.

Sonorização

Quanto ao som, "Pursuing my true self" fala por si. São músicas bem encaixadas nas cenas. Uma hora muito alegre, outra hora super tensa... Realmente a trilha sonora faz bonito quando se trata de ambientação.



Não há muito mais o que falar sobre Persona 4, porque mais detalhes que isso acabariam entregando detalhes da trama e tenho certeza que ninguém quer isso =B


Nota Final

Recomendo Persona 4: The Animation, que é a mesma história do Game só que seguindo um padrão próprio. Dá pra seguir o mesmo padrão do Anime, mas é complicado. Mas é bom, assistam ASHDKJhasds (A Yokai Animes está legendando semanalmente, então, corram lá!)

Fim de papo, recomendo o jogo, recomendo o anime, recomendaria o mangá mas ainda não li ele.
Shin Megami Tensei é uma ótima série. Assim que baixar os outros, verei se merecem uma postagem assim como Persona 4 =B

Abraços pessoas, fiquem com Deus e até a próxima õ/

Ps.: Meu personagem favorito é o Yu, mas o Kuma não perde de muito não -q

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seus mais profundos pensamentos sobre a vida, o universo e tudo o mais...